Stay Connected

Por um veganismo popular e inclusivo
Pastinhas para festas de fim de ano

Pastinhas para festas de fim de ano

Patê de lentilha rosa com castanha de caju

Ingredientes:  ½ xícara (chá) de lentilha rosa libanesa (a lentilha comum não dá o mesmo resultado por conta da pele que a envolve que interfere na textuura, além de ter outra cor. Mas pode ser usada. A ervilha partida também pode, mas resultará num patê de tonalidade verde).

    ½ xícara (chá) castanha de caju

    1 folha de louro

    ½ cebola

    ¼ xícara (chá) gordura de palma nacional ou (embora eu prefira a de palma) gordura de coco

    ¼ xícara (chá) azeite de oliva

    Noz moscada, cravo em pó, páprica, pimenta branca

    2 colheres (sopa) conhaque, cachaça, vodka ou whisky (opcional)

    2 colheres (chá) levedo de cerveja em pó (traz um amargor leve)

    3 colheres (sopa) fécula de batata (ou polvilho doce) dissolvida em 2 colheres (sopa) de água

    1 colher (sopa) suco de limão.

 

Modo de fazer:

Deixe a lentilha e a castanha de caju de molho por 4 horas. Troque a água, cobrindo os grãos, adicione a folha de louro e cozinhe em fogo alto até ficarem macias e o excesso de líquido evaporar (não deve ficar um caldo, apenas úmida). Reserve, descartando a folha de louro. Refogue a cebola bem picada na gordura e azeite até começar a dourar. Coloque (no mixer, processador ou liquidificador) a lentilha, o refogado de cebola e demais ingredientes – exceto limão – e bata com o conhaque, o levedo e a fécula de batata. Volte para o fogo e  mexa sempre até soltar do fundo da panela; finalize com o suco de limão. Coloque em um recipiente metálico ou de vidro redondo para desenformar posteriormente. Deixe em geladeira um dia inteiro antes de desenformar. A receita pode ser dobrada.

Mantenha em geladeira, coberto com filme plástico.

 

Patê de cebola e feijão branco.

 

Ingredientes: 

6 colheres (sopa) azeite 

1 cebola média bem picada

Sal e pimenta do reino a gosto 

2 colheres (sopa) linhaça dourada (opcional) 

250g (aproximadamente 1 e 1/2 xícara chá) feijão branco cozido, sem caldo (OU uma caixinha de feijão branco cozido em conserva)

Suco de meio limão

Azeite q.b.

Caldo do cozimento, q.b. 

 

Modo de fazer: 

Refogue em fogo médio a cebola em azeite, mexendo sempre, até que fique bem dourada.  Coloque no liquidificador esse refogado com todo o azeite, feijão, linhaça, suco de limão, sal e pimenta do reino. Bata bem, colocando mais caldo do cozimento ou mais azeite, a gosto, com cuidado para que não perca a consistência cremosa.

 

Chutney de ameixa

 

8-9 ameixas frescas maduras, partidas ao meio e sem o caroço

1 cebola grande, picada 

1cc cheia de alho picado (3-4 dentes) 

2cs de azeite 

Suco de maçã suficiente pra cobrir as ameixas (natural, sem açúcar) 

1cc de canela em pó 

6-8 favos de cardamomo (ou 1/3cc de cardamomo em pó) 

Uma pitada generosa de cada: pimenta do reino, cúrcuma, semente de coentro, cominho Sal a gosto (coloco uma pitada generosa) 

1-2cs de açúcar, opcional (melhor se for mascavo ou de coco) 

 

Modo de fazer:

Em uma panela média/grande, com o fundo grosso (importante! senão seu chutney vai queimar), aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o alho e deixe cozinhar por mais alguns segundos. Junte as ameixas (cortadas e sem o caroço) e cubra tudo com suco de maçã. Junte só o suficiente pra cobrir as ameixas, pois elas vão soltar bastante líquido durante o cozimento. Quando começar a ferver baixe o fogo e deixe cozinhar, sem tampa, até metade do líquido ter evaporado. Junte as especiarias (abra os favos de cardamomo e use só as sementes), o sal (e o açúcar, se estiver usando) e continue cozinhando até o chutney engrossar, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Pra saber se está pronto, raspe o fundo da panela com a colher de pau. Se o traço feito pela colher de pau não voltar a ser coberto pelo chutney imediatamente, está pronto. Se minha explicação te parecer esotérica demais, veja se seu chutney atingiu uma consistência espessa, quase uma geleia e pronto. Prove e corrija o sal ou açúcar, se necessário. Se você nunca provou chutney saiba que o objetivo é atingir uma mistura equilibrada de doce, salgado e ligeiramente ácido (a acidez vem naturalmente das ameixas e do suco de maçã). Coloque em um pote de vidro e espere esfriar completamente antes de transferir pra geladeira. Se conserva pelo menos uma semana na geladeira. Rende aproximadamente 2 1/2 xícaras.

 

Pasta de grão de bico com tomate seco e alho assado 

 

Essa pasta é um ótimo recheio pra sanduíche. Espalhe uma camada generosa em um bom pão (de preferência integral e com cereais) ligeiramente tostado e acrescente os vegetais que mais gostar: tomate fresco, pepino, rúcula, palmito, berinjela ou abobrinha grelhada, alcachofra… Alho assado se transforma totalmente e o sabor fica muito suave, por isso não se assuste com a quantidade de alho dessa receita. 

 

1x de grão de bico cozido 

2cs de tomate seco picado 

1 cabeça de alho (você só vai usar a metade) 

1cs de suco de limão 

2cs+ 1cc de azeite 

Uma pitada de orégano ou manjericão (ou uma mistura de ervas finas) desidratado 

Sal e pimenta do reino a gosto 

 

Modo de fazer:

Corte o topo da cabeça de alho (do lado contrário da raiz), só o suficiente pra expor alguns dos dentes e regue com 1cc de azeite. Leve ao forno alto (coloco diretamente sobre a grelha) e deixe assar alguns minutos, até a parte exposta do alho ficar dourada e o interior macio (teste inserindo a ponta de uma faca). Retire o alho do forno e deixe esfriar um pouco. Coloque o grão de bico cozido, o tomate seco, o suco de limão, o azeite e as ervas no liquidificador. Esprema metade da cabeça de alho* por cima (basta apertar cada dente de alho entre os dedos pra polpa macia se liberar), tempere com sal e pimenta do reino a gosto e junte 4cs de água. Bata a mistura até ficar homogênea, juntando um pouco mais de água (1cs por vez) até atingir a consistência de um creme espesso. Prove e corrija o tempero (talvez você queira colocar um pouco mais de limão, de azeite ou de sal). Rende um pouco mais de 1x. Se conserva alguns dias na geladeira. *Misture a polpa da outra metade da cabeça de alho com 1-2cs de azeite, sal e pimenta do reino e passe essa pastinha no pão tostado. Delícia!

Worldwide Methodologies

Efficiently unleash cross-media information without cross-media value. Quickly maximize timely deliverables for real-time schemas. Dramatically maintain clicks-and-mortar solutions without functional solutions. Completely synergize resource taxing relationships via premier niche markets. Professionally cultivate one-to-one customer service with robust ideas. Dynamically innovate resource-leveling customer service for state of the art customer service.

“Capitalise on low hanging fruit to identify a ballpark value added activity to beta test. Override the digital divide with additional clickthroughs from DevOps.”

Proactively envisioned multimedia based expertise and cross-media growth strategies. Seamlessly visualize quality intellectual capital without superior collaboration and idea-sharing. Holistically pontificate installed base portals after maintainable products. Phosfluorescently engage worldwide methodologies with web-enabled technology. Interactively coordinate proactive e-commerce via process-centric “outside the box” thinking. Completely pursue scalable customer service through sustainable potentialities.

Responder

Comentário anterior

×